Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Presidente da Vila Isabel veta homenagem a Fernando Pamplona



Insatisfeito com comentário feito por carnavalesco sobre o samba-enredo, dirigente decide cancelar entrega de placa ao artista



Rio - Polêmica no samba. A diretoria da Vila Isabel decidiu cancelar a entrega de uma placa comemorativa ao carnavalesco Fernando Pamplona. Motivo: o presidente da azul-e-branco, Wilson Vieira Alves, o Moisés, não gostou dos comentários feitos pelo artista sobre o samba da escola durante avaliação para o site SRZD-Carnavalesco e decidiu retaliá-lo. Ao analisar a obra de André Diniz e parceiros, Pamplona atribiu nota 7 e criticou: 'É o pior de todos do sambas. O Martinho precisa voltar urgentemente. Espero que ele volte logo, pois a escola está precisando dele'.

Para Moisés, Fernando Pamplona carrega consigo 'uma raiva' da agremiação, que teria origem, segundo o dirigente, em 2005, quando Joãosinho Trinta teve que abandonar o carnaval da Vila por problemas de saúde e Pamplona teria tentado assumir a vaga. 'Ele (Pamplona) quis assumir a escola em 2005 e eu não deixei. Preferi que o Wany Araújo terminasse o trabalho no barracão. De lá para cá, ele ficou com raiva da nossa agremiação'.

O presidente da Vila, Wilson Moisés (E), ficou irritado com as críticas feitas ao samba da escola por Pamplona. Fotos: Banco de imagens


Indignado com as críticas ao samba, ele revelou que desistiu de homenagear o lendário carnavalesco do Salgueiro, hoje com 82 anos, durante uma festa que a escola fará para contemplar artistas ligados à história do Theatro Municipal, de onde Pamplona foi cenógrafo na década de 60. 'Ele iria receber uma placa, mas não vai mais. A comunidade já pediu para ele não ir', explicou Moisés.

Procurado pelo Dia na Folia, Pamplona rebateu as críticas do presidente da Vila Isabel e contou com detalhes o episódio citado pelo dirigente sobre o afastamento de Joãosinho Trinta. 'Quando o Joãosinho teve que se afastar por causa da saúde, eu me ofereci e perguntei se a Vila precisava de alguma ajuda. Sou amigo do Joãosinho e não queria ver um trabalho dele ficar incompleto. Mas de forma alguma eu quis assumir o carnaval da escola. Isso é uma mentira', afirmou.

Ao comentar a análise feita sobre o samba-enredo, ele minimizou o problema. 'Julgamento estético é uma coisa 95% subjetiva. Estou tranqüilo quanto ao meu comentário. As escolas precisam voltar a fazer samba bom'. Sobre o cancelamento da homenagem, o veterano ironizou: 'Estou com 82 anos e muito velho para receber homenagem. Na minha idade, isso não importa mais nada. Manda esse presidente enfiar a homenagem no 'r...'. A saia-justa, no entanto, não deixou o carnavalesco triste. 'Vou continuar amando a Vila Isabel do mesmo jeito'.

Moisés: 'Essas avaliações são um desrespeito às escolas'

Nem só Pamplona foi alvo das críticas do presidente da Vila. O dirigente também disparou contra o júri formado por O DIA, que elegeu o samba do Império Serrano como o melhor da safra 2009 e colocou a obra da azul-e-branco na 11ª colocação, dentre as 12 avaliadas. Segundo o dirigente, grande parte dos jurados (Ricardo Cravo Albin, Noca da Portela, Leci Brandão, Luis Carlos Magalhães e Bruno Filippo) 'julgaram com o coração'.

'Quase todos esses ditos especialistas julgaram com o coração. Aí não pode dar certo. É um desrespeito às escolas. Todos têm que entender que os sambas são obras feitas em mais ou menos dois meses. Não dá para sair obra-prima. Todo mundo quer uma grande obra. Eu também', disse.

Na opinião de Wilson Moisés, 'quem não acompanhou a disputa, não pode julgar o samba'. 'Só posso rebater críticas de quem tem história no carnaval. Quem julga deve acompanhar o processo de disputa na escola. Dizem que Martinho da Vila faz falta, mas eu digo também que faz falta', acrescentou.

Ainda na defesa de sua escola, o dirigente foi mais longe e disse que a agremiação tem seu melhor samba desde 2005. 'O samba de 2009 é o melhor desde que cheguei na escola. Supera em melodia a nossa obra de 2006, que nos ajudou a ser campeões do desfile'.