Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Enredo da Estácio de Sá para 2008

Do futuro, só sabemos que ele virá. Do presente temos um conhecimento relativamente confuso, se não, totalmente distorcido, já que estamos dentro dele e que se trata de uma realidade em transformação, de êxitos incertos. A única certeza reside no passado, única fase realmente imutável da nossa existência. Podemos remevê-lo, esquecê-los, mas não apagá-lo. Podemos fragmentá-lo, disfarçá-lo, porém, jamais modificá-lo.

Contudo
, não vivemos senão, projetados no nosso futuro. Quase nunca pensamos no presente e quando o fazemos, não é mais do que para nos dar indicações, acerca de como dispor do nosso futuro. Portanto, passado e presente, não passam de instrumentos para condicionar a única realidade que realmente nos interessa, ou seja, a futura. No fundo, no fundo, nós não vivemos, mas, esperamos viver. Desde o passado mais remoto, o que nos reserva o porvir é uma preocupação constante, e esta obsessão em conhecer o futuro se tornou nossa estrela guia.

D
as profetisas da Antiguidade, até os nossos dias reconstruiremos a história do que foi dito e escrito nos séculos, sobre o futuro destino do homem.

Faremos uma viagem apaixonante, pelo mistério insondável das artes divinatórias, que inclui entre suas etapas mais significativas a civilização dos Caldeus, os primeiros grandes investigadores das estrelas, e tentaremos decifrar os números ocultos da Grande Pirâmide. Passaremos pelas profecias bíblicas e o Apocalipse de São João; mergulharemos no universo da Inquisição Medieval e a feroz caça às Bruxas; conheceremos as Centúrias de Nostradamus e a sua força premonitória e, finalmente, este viagem chegará ao Brasil, terra mística e abençoada, local onde todas as artes divinatórias se encontram e se misturam no enorme caldeirão da cultura popular.

Contar a história da busca humana em desvendar o futuro é também uma maneira de desmistificar a afirmação que o "futuro a Deus pertence", para reafirmarmos que, em tempos de "livre arbítrio", o futuro a cada um de nós pertence; e modificá-lo para pior ou para melhor é nossa responsabilidade única e intransferível. Um feliz novo amanhecer para todos nós.

Cid Carvalho

Sinopse

Vem, oh imponente leão! reluzente como o sol regente, iluminar as antigas civilizações.

Deixa a tua morada que é a quinta casa zodiacal e, hoje, da Lua e das estrelas, as tuas guias. E assim, nos releve os segredos do futuro.

Saudai a Mesopotâmia, senhora de tantos séculos, berço da astrologia; saudai também a mística civilização dos Caldeus, herdeiros de tão bondosa mãe, senhora das estrelas, porque dentre todos foram os primeiros a decifrar os mistérios dos céus.

Marca o teu caminhar com o fogo da descoberta e transponha a soleira do desconhecido para nos guiar por areias escaldantes e misteriosas, em direção à Grande Pirêmide e, ao encontrar a bíblia de pedra onde repousa o antigo Faraó, clareia a nossa visão como um oásis de sapiência para interpretar este oráculo monumental.

Transfigure-se em iluminado espírito para louvar o Leão da tribo de Judá, o próprio Cristo rei, filho "daquele", que confiou ao apóstolo João, as mensagens apocalípticas revelando o fim para os ímpios e o recomeço do mundo para os de bons corações.

Que os teus rugidos revestidos de majestade e autoridade possa ecoar na penumbra medieval como prenúncio da verdade e da justiça contra o cruel fogo da inquisição que transformou gente em cinzas em rituais macabros e satânicos. E que, dessa forma se apaguem definitivamente as labaredas da intolerância que teimam em se manter acesas em corações endurecidos, triunfando assim, a chama da verdadeira fé.

E renasça majestosamente clássico destas cinzas que te envergonham, qual a mitológica Fênix, e transforme a intolerante injustiça eclesiástica em sagrado fermento, a expandir a arte profética para todos os cantos e lugares habitados.

E, ao se banhar nas águas da Renascença, aromatizadas com as essências da nova arte e da nova ciência, banhe da mesma forma os corredores e os nobres salões da corte de Catarina de Médicis; mas, acima de tudo banhe os corações da nobreza com a seiva da arte divinatória e visionária de Nostradamus.

E, se ainda assim, sem peso algum de consciência, insistiram em enviar, por assim dizer, as infortunadas bruxas em degredo para o novo mundo condenadas por feitiçarias é porque naquele lugar tinha uma profecia para se fazer cumprir.

É somente prestar atenção no movimento das saias, na vitalidade da música, e na alegria da dança, para entender que tudo estava escrito na palma da mão.

Seria apenas coincidência que, o povo deste mundo chamado novo, também já dançava, cantava e interrogava os astros celestes e amuletos como faziam os antigos profetas da Mesopotâmia, desejando decifrar o que lhes reservava o tempo desconhecido?

E o que dizer da diáspora africana que fez aportar nestas praias a magia do continente negro com seus tambores de transe, o jogo divinatório de seus búzios e a incorporação dos ancestrais orixás?

Finalmente, imponente leão, abençoe o Brasil, este terreiro tropical, onde se fundem ingredientes mágicos desde a aurora de seus tempos, misturados no grande caldeirão cultural desta pátria mãe gentil de todas as manifestações divinatórias.

Abençoe da mesma forma esse povo mestiço, suas crendices, suas mandingas e adivinhações.

Porque hoje, a minha escola vai desfilar e, antes de ir pra Avenida, eu vou mesmo é naquela velha benzedeira e fazer uma simpatia para confirmar.

E à noite quando a sirene tocar, com o pé direito na avenida eu vou entrar; firmar e bater cabeça pro meu orixá, saravá.

Eu tenho fé e acredito que as cartas daquela moça jamais irão errar.

E nesse carnaval, não vai dar pra ninguém, é a minha querida Estácio que irá ganhar!

Cid Carvalho (carnavalesco)