Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Neguinho poupa a voz para CD



Tratamento com quimioterapia vai afastar dos ensaios técnicos e de quadra o intérprete, que terá nova identidade

Neguinho, que começará a quimioterapia na segunda-feira, encontra forças na esposa, Elaine. Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia


Rio - A voz mais famosa da Sapucaí não será ouvida neste pré-carnaval. Ela só voltará a mandar o cavaco chorar no dia 22 de fevereiro de 2009, data do desfile da azul-e-branco de Nilópolis. Pelo menos é o que garante seu dono, Neguinho da Beija-Flor.

Após fazer uma cirurgia para a retirada de um câncer no intestino - um tumor de 5 cm de diâmetro - , o intérprete começará na próxima segunda-feira, na Clínica São Vicente, o tratamento com radioterapia. No início, serão sessões diárias de segunda à sexta-feira.

Em seguida, ele será submetido à quimioterapia. Depois de um mês de descanso, retornará fazendo duas sessões semanais. Ao todo, o tratamento levará de quatro a seis meses. Por causa disso, ele ficará fora dos ensaios de quadra e dos treinos realizados na Avenida, marcados para os dias 5 de dezembro e 15 de fevereiro.

"A notícia me deixou triste, mas não tinha jeito. Tenho que cumprir todas as regras do médico para conseguir me recuperar bem e estar pronto para o desfile. Sei que muita gente vai sentir, mas não teria como eu ir aos ensaios na quadra. Só se fosse de máscara e isso eu não faria. Além disso, a imunidade fica muito baixa e eu poderia pegar outra doença. Não posso sair de casa", avalia o cantor.

Aos 59 anos, 33 deles dedicados à Beija-Flor, o intérprete acredita na recuperação. "Quero que todos saibam do meu problema até para que possam se prevenir. Muita gente fica sem informações sobre os tipos de câncer. Eu mesmo nunca tinha ouvido falar em proctologista. Agora vou fazer tudo certinho já que o médico me garantiu que eu poderei cantar no desfile. Vou chegar na hora e fazer o que eu sei". Para gravar o samba de 2009 para o CD da Liesa, que geralmente fica pronto em novembro, Neguinho diz que abrirá uma excessão e irá ao estúdio.

Rotina

Prestes a ser pai pela quarta vez - Luiza Flor Morena Gonçalves Marcondez - nascerá dentro de um mês - o cantor já imagina como será sua vida durante o tempo em que ficará se tratando. "Vou ficar vendo televisão, jogando buraco e fazendo planos para o futuro. A chegada da minha filha me dará outro ânimo".

A alimentação também será controlada. "Tenho que evitar refrigerante e gordura e comer bastante frutas e legumes", explica Neguinho, que agora tem outro motivo para comemorar: nesta quinta sai sua nova identidade. Agora, ele se chama Luís Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes.

Vaidoso e famoso pelos cordões que usa, Neguinho não tem medo de perder o cabelo com a quimioterapia. "O maior problema é esse, mas dizem que não acontece com todo mundo. Quem sabe dou sorte? Tem também a diarréia e os vômitos. Vou superar. Até o Lula já me ligou para dar apoio", revela.

Substitutos

Aconselhado pelos médicos a não sair de casa, o intérprete diz que não vê problemas em ser substituído no microfone da escola até o carnaval. "O carro de som da Beija-Flor é competente. São pessoas que estão comigo há muito tempo. Tem o Gilson Bacana, o Bira e o Jorginho. É gente que confio muito. Ao lado deles, estarão ainda minha irmã Tina e minha sobrinha Alice".

O diretor de carnaval, Laíla, prefere não estabelecer um único substituto para o cantor e aposta num grupo para ocupar o lugar da voz oficial. "Como o Neguinho sempre viaja muito estamos acostumados a fazer ensaios de quadra sem ele. Temos o Jorginho, o Tom Tom e o Gilson Bacana que vão sustentar o canto. Não vamos forçar a barra para ele vir aos ensaios. Queremos o Neguinho para a gravação do CD e para o desfile".

Torcida confiante na recuperação

O diretor de bateria, Paulo Botelho, o Paulinho, reconhece que Neguinho fará falta, mas diz que a recuperação é mais importante do que qualquer coisa. "A voz dele é insuperável. Mas ele não ficou mudo. Está doente e vai se tratar. Estamos firmes rumo ao tricampeonato". A porta-bandeira Selmynha Sorrizo também faz coro. "O Neguinho precisa ter equilíbrio durante o tratamento. Com a doença e o nascimento da filha, ele terá um recomeço. Vamos sentir falta, mas esperamos ele no desfile. Todos estão rezando", conta.