Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Serginho Sumaré e Picolé vencem a disputa da Beija-Flor


Políticos de Brasília e até a neta de JK prestigiam a escolha de samba da azul-e-branco

POR RAPHAEL AZEVEDO, RIO DE JANEIRO

Integrantes da bateria da Beija-Flor festejam mais uma escolha de samba | Foto: Henrique Matos / Divulgação

Rio - A Beija-Flor escolheu na madrugada desta terça-feira o samba que vai embalar seu desfile de 2010. A composição de Serginho Sumaré, Picolé da Beija-Flor, Samir Trindade, Serginho Aguiar, Dílson Marimba e André do Cavaco confirmou o favoritismo das eliminatórias e venceu a disputa. O enredo é sobre os 50 anos de Brasília. Durante a finalíssima, a azul-e-branco recebeu diversos políticos, entre eles o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio. Neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek, Anna Christina Kubitschek também prestigiou o evento.

Após o anúncio do resultado, feito às 3h, o diretor de Carnaval da Beija-Flor, Laíla, elogiou bastante o samba vencedor, enquanto o intérprete Neguinho da Beija-Flor cantava o hino pela primeira vez. 'Esse samba tem uma harmonia perfeita e uma melodia que não se via há tempos. Até o dia do desfile é uma obra que ainda vai crescer bastante junto à comunidade. A Beija-Flor vai tentar buscar o título com um grande samba', analisou. Ao todo, foram inscritas 77 composições no concurso, o maior número dentre as agremiações do Grupo Especial.

Anna Christina Kubitschek (E) comemora ao lado da coreógrafa Gislaine Cavalcanti e do vice-governador do DF Paulo Octávio | Foto: Henrique Matos / Divulgação

Ao comemorar sua terceira vitória na escola, o compositor Serginho Sumaré enumerou as qualidades da obra. 'Na Beija-Flor ninguém ganha nada de véspera. Vimos que a comunidade abraçou nosso samba desde o início e isso nos ajudou. Nosso samba tem uma melodia diferente de tudo que está por aí e ainda tem passagens lindas na letra'. Outro campeão, Picolé festejou sua segunda conquista. A primeira foi em 1981. 'Estava há 29 anos sem vencer. Ainda nem estou acreditando. Vencer é muito bom ainda mais quando se ama a Beija-Flor', completou. Para chegar até a final, a parceria teve uma gasto de aproximadamente R$ 55 mil.

A curiosidade da noite ficou por conta da presença do deputado federal Hugo Leal entre os finalistas. Campeão em 2004 na Porto da Pedra, o deputado acabou sendo derrotado na azul-e-branco, mas confirmou presença na Avenida em 2010. 'O enredo é muito bom. Falar de Brasília é sempre importante e ainda mais através da Beija-Flor, que é uma escola que ultrapassa a marca do Carnaval', disse.

Laíla: 'Enredo não vai falar de política'


Durante a escolha de samba, a diretoria da agremiação agradeceu a parceria com a cidade de Brasília para a realização do desfile. O governo local está patrocinando a escola com uma verba de R$ 3 milhões. Apesar o aporte de recusos, Laíla garante que o tema não terá enfoque na política. 'Pegamos as bases do enredo quando fechamos a parceria. A comissão de Carnaval está trabalhando para mostrarmos bem a história da cidade. Não vamos falar sobre política'. Segundo o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, não houve nenhuma recomendação específica para a sinopse. 'Deixamos a escola livre. Qualquer interferência seria prejudicial. Queremos festejar o aniversário da nossa cidade na Sapucaí', revelou. Beija-Flor e Imperatriz foram as últimas agremiações do Grupo Especial a definirem seus hinos. O CD do Grupo Especial começa a ser gravado nesta terça-feira, na Cidade do Samba.


Compositores campeões do samba da Beija-Flor 2010| Foto: Henrique Matos / Divulgação


Confira a letra do samba vencedor:


SOU CANDANGO, CALANGO E BEIJA-FLOR!
TRAÇANDO O DESTINO AINDA CRIANÇA
A LUZ DA ALVORADA ANUNCIA!
BRASÍLIA CAPITAL DA ESPERANÇA

DÁDIVAS O CRIADOR CONCEDEU
FEZ BROTAR NUM SONHO DIVINAL O MAIS PRECIOSO CRISTAL
LÁGRIMAS, FASCINANTE FOI A IRA DE TUPÃ
DIZ A LENDA QUE O MITO GOYÁS NASCEU
O BRILHO EM JACI VEM DO OLHAR
PRA SEMPRE REFLETIDO EM SUAS ÁGUAS
A FORÇA QUE FLUIU DESSE AMOR É PARANOÁ... PARANOÁ
ÓH! DEUS SOL EM SUA DEVOÇÃO
ERGUEU-SE NO EGITO FONTE DE INSPIRAÇÃO
PÁSSARO SAGRADO VOA NO INFINITO AZUL
ABRE AS ASAS BORDANDO O CERRADO DE NORTE A SUL

AH! TERRA TÃO RICA É O SERTÃO
RASGA O CORAÇÃO DA MATA DESBRAVADOR!
FINCA A BANDEIRA NESSE CHÃO
PRA DESABROCHAR A LINDA FLOR

NO CORAÇÃO DO BRASIL, O AFÃ DE QUEM VIU UM NOVO AMANHÃ
REVOLTA, INSURREIÇÕES, COROAS E BRASÕES
BATISMO NUM CLAMOR DE LIBERDADE!
SEGUE A MISSÃO A CARAVANA EM JORNADA
ENFIM A NATUREZA EM SUA ESSÊNCIA REVELADA
FIRMANDO O DESEJO DE REALIZAR
A FLOR DESABROCHOU NAS MÃOS DE JK
A MISCIGENAÇÃO SE FEZ RAIZ
COM SANGUE E O SUOR DESTE PAÍS
VEM VER A ARTE DO MESTRE NUM TRAÇO UM POEMA
NOSSA CAPITAL VEM VER
LEGIÃO DE ARTISTAS, CALDEIRÃO CULTURAL
ORGULHO, PATRIMÔNIO MUNDIAL!