Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Renascer vence o Acesso A e nasce para o Grupo Especial



Rio - A apuração do grupo de Acesso A terminou com uma grande surpresa nesta quarta-feira. Enquanto outras agremiações eram consideradas as favoritas para subir para levar o título, a campeã foi a Renascer de Jacarepaguá. A escola da Zona Oeste superou a Viradouro, a Cubango e a Império da Tijuca e conseguiu a tão sonhada vaga na elite do Carnaval carioca. É a primeira vez que a escola desfilará no Grupo Especial. Para o Grupo de Acesso B, foram rebaixadas a Caprichosos de Pilares, que trouxe um enredo sobre o subúrbio carioca, e a Alegria da Zona Sul, que falou sobre Xangô.

>> FOTOGALERIA: A beleza das escolas do Grupo A

No comando da Renascer há sete anos, Antônio Carlos Salomão comemorou a vitória no Grupo de Acesso A e disse que chegará no Especial com "muita força". "Tenho uma boa equipe e todos lutaram por um grande desfile. Dedico essa vitória ao meu filho, que morreu em 2002. Jacarepaguá nunca teve uma escola na elite do Carnaval. Vamos fazer bonito no ano que vem.

Integrantes da Renascer recebem o troféu da Lesga após a apuração | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia

Intérprete da Renascer, Rogerinho comemorou muito o título. "A Renascer contagiou a Sapucaí e fez bonito. A escola estava esperando por esse momento há muito tempo. Vamos chegar forte no Grupo Especial e mostrar o nosso valor", disse.

Enquanto outras agremiações eram consideradas as favoritas para subir para levar o título, a campeã foi a Renascer. A escola da Zona Oeste superou a Viradouro, a Cubango e a Império da Tijuca e conseguiu a tão sonhada vaga na elite do Carnaval carioca. É a primeira vez que a escola desfilará no Grupo Especial. Para o Grupo de Acesso B, foram rebaixadas a Caprichosos de Pilares, que trouxe um enredo sobre o subúrbio carioca, e a Alegria da Zona Sul, que falou sobre Xangô.

Enredo sobre o circuito das águas de São Paulo

Segunda escola a pisar na Sapucaí no último sábado, a Renascer de Jacarepaguá apresentou o enredo “As águas de março”, do carnavalesco Edson Pereira, que contou a história do Circuito das Águas, formado por oito cidades localizadas na Serra da Mantiqueira. Apesar do tema 'patrocinado', a escola não conseguiu nenhuma verba complementar para seu desfile. A dificuldade, no entanto, foi compensada com muita garra por parte dos componentes que tiveram que vencer a forte chuva e as falhas de som na Avenida.

Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

Com fantasias leves e de fácil leitura, a escola conseguiu empolgar o público e contar boa parte do seu enredo. Um dos pontos altos na exibição foi a comissão de frente coreografada por Alice Alja. O grupo que representou os índios tupis enbanjou técnica.

Ex-carnavalesco da escola, Paulo Barros desfilou à frente da agremiação e foi saudado pelo público. Outro grande momento foi a passagem da bateria de Mestre Paulão que contagiou o público com diversas paradinhas.

Confira a classificação do Grupo A:


1 - Renascer de Jacarepaguá: 299,9 pontos
2 - Viradouro: 299 pontos
3 - Estácio de Sá: 298,7 pontos
4 - Cubango: 298,2 pontos
5 - Santa Cruz: 297,7 pontos
6 - Império Serrano: 297,3 pontos
7 - Império da Tijuca: 297.2 pontos
8 - Inocentes de Belford Roxo - 297,1 pontos
9 - Rocinha: 297, 1 pontos
10 - Caprichosos: 293, 9 pontos
11 - Alegria da Zona Sul: 291,8 pontos