Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Chuva não atrapalha o Carnaval de Duque de Caxias.Alegria tomou conta dos moradores nos quatro cantos da cidade


A chuva não tirou a alegria dos foliões de Duque de Caxias. Milhares de moradores foram às ruas para brincar com seus familiares e amigos. Nos distritos, onde a Prefeitura promoveu eventos de sexta-feira até a madrugada desta quarta-feira, as opiniões foram unânimes: foi o resgate do tradicional Carnaval de rua. Todos puderam se divertir com segurança e tranqüilidade. No Centro, a Avenida Brigadeiro Lima e Silva foi transformada em passarela do samba.

Um trecho de cerca de 400 metros ganhou arquibancadas cobertas para o público e banheiros químicos. Na Praça Humaitá foi montado um Terreirão do Samba, onde se apresentaram grupos de pagode que agradou a todos. Em todos os locais de folia, a Prefeitura contou com equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Saúde com ambulâncias e médicos, guardas municipais que controlaram o trânsito e orientaram moradores e motoristas. As polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros também estiveram presentes.

O Prefeito Washington Reis abriu o Carnaval caxiense na sexta-feira e elogiou a organização. Na pista da Avenida Brigadeiro Lima e Silva, coroou o Rei Momo Luiz Ricardo Maia, o Buda da Portela, e a Rainha do Carnaval, Daniele Romualdo. Em seguida, subiu nas arquibancadas e conversou com os foliões, que agradeceram a volta do carnaval de rua e o desfile de blocos. No domingo, o prefeito ainda assistiu o desfile das agremiações da cidade.

Mais de 25 mil pessoas ocuparam a Avenida Brigadeiro Lima e Silva, na Praça do Humaitá, para assistir ao desfile de blocos, no mais movimentado e bonito Carnaval de Duque de Caxias dos últimos tempos. O evento contou com a presença da Corte Momesca do município de Queimados, que compareceu para prestigiar o Carnaval da nossa cidade. Também se apresentaram os blocos Lira de Ouro, Imalê-Ifé, Ojuobá Axé e Bafo da Onça e a escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio.

Os carros alegóricos também revelaram que as agremiações estão empenhadas em trabalhar com qualidade e criatividade para apresentar seus temas. Outros destaques foram os temas e as alegorias dos blocos, em total sincronia com o enredo. Sambas como o “Fina flor da malandragem”, que falava dos anos 50, quando a malandragem se resumia a um estilo de vida, com mulheres bonitas, muita boemia e rodas de samba. Nos dois carros alegóricos, um chapéu de malandro e outro representando um teatro de revista, no mais prefeito estilo Walter Pinto – empresário e diretor da época.

Para amenizar a fome e a sede, os foliões contaram com uma gigantesca praça de alimentação montada no Terreirão do Humaitá. Foram dezenas de barracas, cujos comerciantes não pararam um só instante, devido ao volume de vendas. “Não deu tempo de assistir aos blocos, mas o trabalho compensou”, comentou o comerciante Pisca, que vendia apetitosos petiscos formados por carne de sol, aipim e queijo coalho, tudo regado a cerveja e refrigerante.

Na segunda-feira, Washington Reis desfilou com a escola de samba Grande Rio na Marques de Sapucaí. “O Carnaval deste ano vai ficar na memória dos moradores. Conseguimos promover o evento nos quatro distritos onde reinou a felicidade, a paz e a tranqüilidade. Proporcionamos alegria para milhares de pessoas e, com certeza, esse foi o melhor Carnaval da Baixada Fluminense”, comemorou Reis. “Só falta a Grande Rio ser a campeã do Carnaval carioca", ressaltou o prefeito, que destacou a apresentação da escola na Marques de Sapucaí.

No Primeiro Distrito foram promovidos bailes carnavalescos nas praças Humaitá, Apoteose (Vila São Luiz), Prainha e Nogueirinha, no bairro Centenário. No segundo distrito, milhares de foliões se divertiram nas praças do Galo, no Parque Fluminense, e do Rosário, em Saracuruna. Já no Terceiro Distrito, os moradores puderam se divertir na Avenida Automóvel Clube, no Parque Eqüitativa, e na Praça de Parada Angélica. Em Xerém, o Carnaval aconteceu na Praça Vereador José Barreto, no bairro Mantiquira.

O Carnaval de Duque de Caxias foi elogiado por todos. Fátima Gomes dos Santos, moradora do Centro, estava na arquibancada da Avenida Brigadeiro Lima e Silva com a mãe, Clotilde da Costa Souza, de 74 anos, a filha Milena, de sete anos, e a amiga Maria Cristina Pimentel. “O Carnaval de Caxias está muito bom e muito organizado. É diversão gratuita para o povo. A folia de rua é mais animada e você participa diretamente da diversão. Foi uma boa medida do prefeito que resgatou uma tradição nacional atendendo um dos anseios da população", comemorou Fátima.