Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Carlinhos de Jesus fora da Mangueira



Coreógrafo que ficou famoso por usar efeitos especiais na comissão de frente vai deixar a escola após 11 anos



Rio - Depois de 11 anos, muitas inovações e uma infinidade de notas 10, chegou ao fim o casamento de Carlinhos de Jesus com a Mangueira. O coreógrafo que revolucionou o conceito de comissão de frente usando soluções criativas e até levitação não poderá surpreender mais o público da Sapucaí com suas novidades. Motivo: "reformulação estrutural na escola". Pelo menos foi assim que o presidente do Conselho de Carnaval da Mangueira, Celso Rodrigues, explicou a saída do artista.

"A Mangueira resolveu fazer mudanças estruturais em vários setores. Um deles é a comissão. Nosso novo carnavalesco (Roberto Szaniecki) tem um outro projeto de carnaval e gosta de plajenar tudo dentro do desfile, desde a comissão de frente até o último carro alegórico. Com isso, por decisão do Conselho, entendemos que o Carlinhos não poderia participar dessa nova metodologia", revelou.

Foto: Banco de imagens

Para o dirigente, a mudança será importante para o sucesso do próximo carnaval. "Uma hora tudo tem que mudar. Estamos reestruturando toda a escola. Foram 11 anos e grandes trabalhos na Mangueira. Agora é outro carnavalesco. Antes, o Carlinhos era responsável por tudo. Agora é diferente", completou. Recém-chegado à Estação Primeira vindo da Grande Rio, Roberto Szaniecki contou que não entrou em atrito com Carlinhos de Jesus e se mostrou surpreso com a notícia da saída do coreógrafo.

Carnavalesco nega "guerra de vaidade"

"Conversei várias vezes com o Carlinhos e chegamos a bolar duas idéias. Todos sabem que minha abertura é cheia de elementos e acho que poderia se adequar à dele. Dentro do meu projeto, a única coisa que mudaria é que ele iria ter menos responsabilidade, já que por contrato, eu é que desenho as roupas da comissão de frente".

Nos bastidores da escola, comenta-se que Roberto não estaria disposto a dividir espaço com Carlinhos de Jesus na criação da comissão de frente. Conhecido pelo estilo centralizador, Szaniecki queria diminuir o poder do coreógrafo.

Carlinhos de Jesus surpreso

Em viagem por Belo Horizonte, o coreógrafo confessou que a relação com a escola estava meio "difícil", principalmente por causa de sua agenda, mas negou qualquer tipo de briga e ficou surpreso com as declarações do presidente do Conselho de Carnaval da Mangueira. Sem polemizar, Carlinhos preferiu dizer que não entraria em qualquer "disputa" com o carnavalesco para idealizar a comissão.

"Não discuto com carnavalesco a questão da liberdade. Não sou totalmente autônomo, mas a escola sempre me deixou à vontade para fazer tudo. Acho que o Dr. Celso está equivocado e não está sabendo se posicionar. Cheguei a conversar com o Roberto para falar do próximo carnaval", revelou o artista, que chegou à verde-e-rosa em 1998 e foi campeão em seu primeiro ano com um enredo sobre Chico Buarque.

Ao analisar seu último trabalho, Carlinhos disse que por causa da crise que a escola passava, que culminou com a saída do ex-presidente Percival Pires, teve que trabalhar com um "orçamento limitado". "Em 2008, tivemos limite de custo e tive que criar uma solução que foi a comissão com as crianças de Recife, baseada na dança e sem muitos recursos".

Mangueira já pensa em substituto

Para 2009, Carlinhos esperava um panorama melhor. "Já tinha uma idéia excelente e bem original". Mangueirense de coração, ele não deverá ir para outra escola. Já na verde-e-rosa, até o momento não há substituto. "Não queremos simplesmente trocar um coreógrafo pelo outro. Vamos escolher com calma", finalizou Celso Rodrigues.