Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

'Vamos fazer uma grande mistura e espero que entendam', diz carnavalesco da Vila



Foto: Divulgação / Governo do Estado

Rio - Marco da reforma urbanística e sanitária promovida pelo prefeito Pereira Passos (1836-1913) no período conhecido como Bota-Abaixo, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro começa as comemorações de seu centenário em fevereiro de 2009, cinco meses antes da data de inauguração. A Vila Isabel vai contar em seu desfile a história deste que é um dos mais importantes edifícios da cidade.

Retratando a arquitetura do teatro, as obras encenadas em seu palco, as personalidade que por lá passaram e o tradicional restaurante tradicional Assirius, o carnavalesco Alex de Souza vai ilustrar o enredo “Neste palco da folia, é minha Vila que anuncia: Theatro Municipal – a centenária maravilha”.

A inspiração surgiu há dez anos, porém Alex preferiu aguardar o momento mais oportuno para fazer a homenagem. "Esperei pela data mais importante que é o ano do centenário. As escolas de samba costumam fazer homenagens em datas específicas. Tive a sorte de o tema ser aceito pelo presidente da escola (Wilson Vieira Alves). O carnaval representa a grandeza e é difícil levar à avenida tudo que o Theatro Municipal apresentou durante cem anos", declarou o carnavalesco.

Quem faz as vezes de cicerone do desfile e fio condutor do enredo é João do Rio, codinome do jornalista, cronista e imortal da Academia Brasileira de Letras Paulo Barreto (1881-1921). Profundo conhecedor da vida social na então capital do país, João do Rio retratou a reforma urbana da recente República, a ordem e o progresso e escreveu sobre o Theatro, tendo encenado naquele palco a peça A bela Madame Vargas, de sua autoria. "Ele só já daria um enredo. O carnaval desencava importantes figuras esquecidas", disse Alex, que fez um estudo sobre João do Rio

Foto: Divulgação / Governo do EstadoInspirado no Ópera de Paris, o Theatro Municipal é a síntese da modernidade que Pereira Passos queria trazer à cidade, no período que a capital do Brasil se inspirava na Cidade Luz não apenas na arquitetura, mas nos hábitos e modismos.

"Antes da reforma, o Rio de Janeiro tinha ares de cidade colonial. Com a construção do Theatro, a cidade deixa de ser ultrapassada e passa a ter traços urbanos, como uma resposta à chegada da República. Os prédios seguiam a moda parisiense. O Theatro Municipal é um dos traços da modernidade", ressalta o carnavalesco. Resumir 100 anos em 82 minutos não é tarefa das mais fáceis. Para mostrar a história do Theatro Municipal no desfile do dia 22 de fevereiro, Alex de Souza seguirá três eixos.

"A primeira parte mostra a reforma urbana e a inauguração do Municipal, seguida pelas óperas e pelas pessoas que fizeram a História da casa. As óperas pontuam o nacional e o estrangeiro, como Aída, a primeira obra internacional encenada no Theatro. O restaurante Assírius era freqüentado por Pixinguinha e funcionava como palco da apresentação do músico com seu grupo, chamado Oito Batutas. O encerramento irá mostrar os bailes de gala e os desfiles de fantasias que aconteciam no restaurante. Será o carnaval dentro do carnaval", anuncia Alex.

A parceria com o também carnavalesco Paulo Barros promete levar a mistura do tradicional com o arrojado ao desfile da azul e branco de Vila Isabel. Alex de Souza antecipa que as alegorias e fantasias vão conter detalhes da arquitetura do imponente edifício, localizado na Cinelândia.

Foto: Divulgação / Governo do Estado"Serão oito carros alegóricos, com mais ou menos 3.500 pessoas desfilando no chão e mais as que virão nos carros, fazendo performances sobre elementos teatrais. Eu e o Paulo estamos nesta empreitada para fazer o melhor. As fantasias eram minhas, as alegorias são algumas minhas e algumas dele. Vamos fazer uma grande mistura e espero que entendam. Independente do desfile, das alegorias e do enredo, os componentes da escola têm que funcionar como nunca, todos ligados em 220 voltz", brinca Alex.

Desde a inauguração em 14 de julho de 1909, o Theatro Municipal recebe constantemente personalidades em suas coxias e platéia. Foi assim com o maestro Villa-Lobos, com a cantora lírica Bidu Sayão, com o músico Radamés Gnatalli, com o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, entre outros. Além de representá-los, o carnavalesco vai levar à Sapuicaí personagens vivos da recente história do Municipal.

"Pensamos em uma série de personagens para levar à avenida. Conseguimos levar a dona Mercedes Batista, que, além de ser a primeira bailarina negra do Corpo de Baile do Theatro, foi a primeira a se tornar coreógrafa do carnaval carioca. Ela não poderia ser esquecida. Ana Botafogo também foi coreógrafa e iremos chamá-la para desfilar. E, este ano, Martinho da Vila retorna à escola como presidente de honra", anuncia Alex.

A escolha do Theatro Municipal como tema do desfile da Vila Isabel em 2009 foi parabenizada por Carla Camurati, presidente da Fundação Theatro Municipal. "Foi uma excelente escolha a Vila Isabel ter o Municipal como enredo para 2009. Através de seus artistas, a partir dos anos 70, o Theatro Municipal tem estado sempre presente no carnaval do Rio. Joãosinho Trinta, por exemplo, fez parte do nosso Corpo de Baile, entre o final dos anos 1950 e 1970, vivenciando espetáculos magníficos no palco. Ele se tornou ícone do Carnaval. Já há um link entre o Municipal e o carnaval, através da interpretação artística mais sofisticada que veio com coreógrafos como Fernando Pamplona e Joãozinho Trinta".

Camurati acrescentou: "Hoje, a comissão de frente da própria Vila Isabel tem como coreógrafo o Marcelo Misailidis, um dos principais bailarinos do Theatro. O estilo do desfile desses artistas representa o grande espetáculo, afinal o carnaval é como uma ópera. Essa homenagem ao Theatro Municipal do Rio tem uma importância enorme e demonstra o grande significado que ele tem para o povo brasileiro", enalteceu Carla Cam