Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Enredo Acadêmicos de Santa Cruz 2010

Escola da Zona Oeste desfila no Grupo de Acesso, no Sábado de Carnaval

Enredo: 'Nos passos do compasso'

Comissão de Carnaval

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7d/Bandeira_GRES_Acad%C3%AAmicos_de_Santa_Cruz.jpg/345px-Bandeira_GRES_Acad%C3%AAmicos_de_Santa_Cruz.jpg


A dança e a música são as primeiras formas de expressão do homem. É o reflexo da alma, da alegria e da liberdade. Apesar das diferentes origens históricas, culturais e sociais, estas duas manifestações artísticas indissociáveis são comuns a todos os povos e culturas. A música e a dança têm papel fundamental na História, pois despertam emoções, amenizam as desigualdades sociais e promovem a união entre os povos.

Justificativa:

A música e a dança eram linguagens mágicas do homem na sua inovação aos deuses, aos espíritos e as forças da natureza. Os gregos estabeleceram as bases para a cultura do Ocidente. A própria palavra música nasceu na Grécia, onde MOUSIKÊ significa "A Arte das Musas", abrangendo também a dança e a poesia. O medo dos fenômenos naturais, a necessidade de defesa, a ânsia de comunicação, provavelmente levaram o homem primitivo a emitir sons em forma ritmada e a movimentar-se em resposta a sentimentos de alegria, vida, terror, morte, vitórias e derrotas.

A música e a dança nasceram com a natureza, ao considerarmos que seus elementos formais - o som e o ritmo - fazem parte do universo e da estrutura humana. Nos salões dos castelos a dança e a música se desenvolveram com o colorido das máscaras e vestes suntuosas. Com o passar do tempo, essas expressões culturais ganharam as ruas e tornaram artes acessíveis a todos os segmentos da sociedade. Novos ritmos e coreografias foram surgindo, desenhando bailados e sinfonias que encantam os homens.

E é desta forma alegre que o G.R.E.S. Acadêmicos de Santa Cruz se sente honrado em apresentar no carnaval de 2010 o enredo, "Nos Passos do Compasso" que retrata duas artes magníficas e que embelezam e toca as almas em lindas sinfonias: o coração dos seres humanos.

Rosele Jorge Nicolau Coutinho

Sinopse:

"O ato de dançar e de cantarolar são definidos como manifestação instintiva do ser humano. Considerada a mais antiga das artes, a dança e a música são também a mais simples e únicas, pois dispensam materiais e ferramentas. Elas só dependem do corpo e da vitalidade humana para cumprir suas funções".

O homem sempre expressou seus sentimentos através de movimentos corporais, o que situa a dança e a música entre as artes mais antigas. Outros significados, além de artístico, têm sido associados a esse fenômeno cultural, ao longo do tempo. Entre os povos mais primitivos, essas expressões culturais estavam presentes nas principais épocas e críticas da vida humana, nos principais eventos comunitários, como os períodos de semeadura, colheita, caça e lutas, além de ser utilizada para fins medicinais e puramente mágicos. Acreditava-se que através da dança o homem se comunicava diretamente com os deuses.

Os gregos participavam de ritos religiosos esotéricos que incluíam a dança. Eles acreditavam que essa arte era essencial para a educação, o culto e o teatro. Para os gregos, a música representava a harmonia entre a alma e as ações. Poderia exercer poderes benéficos ou maléficos sobre os homens. As danças, com armas, faziam parte da educação dos jovens. Os ritos de Dionísio e Baco são os mais comentados, e ainda havia outras divindades, especialmente as de fertilidades. A dança era freqüentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos e deixou de ser somente utilizada com fins religiosos, sendo incorporada também às tragédias gregas. Quando os romanos conquistaram a Grécia, eles assimilaram a música e a dança para exaltar as glórias militares.

Em Roma a música encontrou nos cristãos a expressão de fé, esperança e amor, passando a ser um elemento de elevação espiritual. Os egípcios representam a civilização mais antiga de que se tem conhecimento. Para eles, a música e a dança eram extremamente importantes no culto aos deuses, pois estavam sempre presentes nos banquetes e cerimônias, buscando expressões elevadas e serenas. A dança e a música se desenvolviam com expressividade nas culturas chinesas e indianas. Para os chineses, a música tinha origem na natureza e era uma instituição oficial, pois somente imperadores e príncipes podiam criá-la. O objetivo era orientar o povo e purificar-lhe o pensamento. Na Índia, a música e a dança eram cultivadas desde os primórdios de sua História, considerando-as como parte formadora do universo.

Durante a Idade Média, o Barroco teve grande influência na música e na dança. Os trovadores, poetas da época, compunham poesias e melodias para acompanharem as cantigas. O cristianismo tornou-se a força mais influente na Europa. Foram proibidas as danças teatrais, por representantes da Igreja, pois algumas delas apresentavam movimentos muito sensuais. Mas os dançarinos ambulantes continuaram a se apresentar nas feiras e aldeias mantendo a dança teatral viva. Em torno do século XIV, as associações de artesãos promoviam a representação de elaboradas peças religiosas, nas quais a dança era uma das partes mais populares. Os europeus continuaram a festejar casamentos, feriados e outras ocasiões festivas com danças folclóricas, que começou com os camponeses e foi adotada pela nobreza, numa forma mais requintada.

No final da Idade Média a dança tornou-se parte de todos os acontecimentos festivos. É época de Romantismo, o fascínio da noite e do luar, das terras exóticas, dos sonhos e das tristezas do amor, lendas, contos, os mistérios, as magias e o sobrenatural exerciam um enorme fascínio sobre os homens. O Romantismo foi um movimento artístico que deu grande importância à individualidade e à liberdade de expressão pessoal. Até então, a maioria dos balés girava em torno dos deuses e deusas, mas com o Romantismo passaram a tratar de pessoas comuns.

Muitos enredos de balés tinham como personagens seres imaginários como fadas e sílfides, os espíritos do ar. Como uma "caixinha de música", composições melancólicas ou alegres impremiam ritmos novos as danças. A valsa, as óperas e os bailes de máscaras encantavam pela sofisticação de seus idealizadores. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas com letras simples e populares e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos, coretos, praças, ruas e largos, sempre acompanhado com uma boa música e por uma boa banda.

Conhecido e comemorado no mundo inteiro, o carnaval tornou-se uma festa popular rica e variada, partilhada com euforia. Dança, música e fantasia juntam-se e expressam sentimentos como o de um "Pierrô pela sua Colombina", como as "composições de grandes poetas do samba" e a maestria de seus "Baluartes". No Brasil, a criatividade e a alegria desta festa alcançam o apogeu, atraindo não apenas foliões brasileiros, mas também os estrangeiros que se encantam com nossa vasta e inigualável cultura carnavalesca.

A música e a dança sempre estarão bailando em plena harmonia, seguindo um mesmo ritmo, ocupando todos os espaços. Nos templos, castelos, palcos ou ruas, com giros, gestos e saltos, o homem viverá a eterna magia de entrelaçar em seus passos os compassos de uma melodia. Essas artes mais antigas ainda continuam sendo a única arte que dispensa materiais e ferramentas, ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir a sua função.

Comissão de Carnaval