Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

A nata do Carnaval brilha nas pequenas


Seis de 12 agremiações do Grupo de Acesso contarão com carnavalescos consagrados para disputar, no desfile de sábado, a única vaga para o Grupo Especial em 2011


Rio - Nomes da elite do Carnaval carioca, Rosa Magalhães, Roberto Szaniecki, Paulo Barros, Mauro Quintaes, Chico Spinoza e Milton Cunha terão suas escolas desfilando no mesmo dia em 2010. O ‘duelo de titãs’ não vai ser no Grupo Especial, mas no desfile de sábado, quando se apresentam agremiações da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso. Na disputa por uma só vaga na nata do samba, o Acesso, com time de carnavalescos de primeira, promete acirrada corrida pelo título.

Seis vezes campeã no Especial, Rosa Magalhães empresta seu talento ao Império Serrano, segunda a desfilar, com enredo sobre o cronista João do Rio. “Já tinha trabalhado na escola. Fiz o enredo e estou supervisionando a equipe”, conta. O último título da escola da Serrinha na elite do Carnaval foi sob a batuta da carnavalesca, com o antológico ‘Bumbum, paticumbum, prugurundum’, em 1982.

Carnavalesco que mais vezes voltou ao desfile das campeãs nos últimos 5 anos, Roberto Szaniecki defenderá as cores da Inocentes de Belford Roxo, que falará sobre água. “Estamos preparando um desfile de grande porte. O grupo está muito competitivo. Vence quem errar menos”, prevê.

Depois de passar por Porto da Pedra, Viradouro, Salgueiro e Mocidade, Mauro Quintaes faz seu terceiro trabalho na São Clemente. “A principal diferença do Especial é a verba, bem menor. Mas isso exercita nossa criatividade”, diz Quintaes, que prepara um ‘Choque de Ordem na Folia’, com uma sátira do Carnaval hoje. “Teremos ringue com duelo de madrinhas de bateria”, adianta.

Milton Cunha promete alegorias grandiosas na Acadêmicos do Cubango, que nunca chegou ao Especial e vai desfilar enredo sobre a loucura | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Dezoito anos após sagrar-se campeão na Estácio de Sá, Chico Spinoza voltou, com enredo sobre a história da escola. “Aprendi a fazer Carnaval na Estácio. O desfile do Acesso hoje é mais disputado que o Especial”, avalia o carnavalesco.

Conhecido pela irreverência, Milton Cunha trará um enredo sobre a loucura na sua estreia na Acadêmicos do Cubango, que nunca chegou ao Grupo Especial e fecha o desfile de sábado. “Não tive como recusar o convite. As escolas têm gana de subir e podem vencer pela alegria. A Cubango comprou cinco chassis novos. Teremos alegorias grandiosas”, avisou.

Amor ao enredo e orgulho de voltar às origens

Campeão no Grupo Especial em 2006 pela Vila Isabel e em 2007 e 2008 pela Beija-Flor, o carnavalesco Alexandre Louzada está enfrentando uma jornada dupla para 2010. Ele se divide entre o barracão da Beija-Flor e o da União de Jacarepaguá, escola que disputa o Grupo Rio de Janeiro I, a terceira divisão do Carnaval.

Louzada desenvolve para a agremiação um enredo sobre o Retiro dos Artistas. “Aceitei o convite de pronto. Eles me propuseram o enredo e achei a ideia muito boa. Este é um trabalho que estou fazendo por amor”, declarou o carnavalesco. Louzada, que divide o trabalho na União de Jacarepaguá com os carnavalescos Junior Schall e Edson Pereira, afirma que começou trabalhando em escolas de pequeno porte, por isso acha válida a experiência. “Ninguém começa de cima, já passei por várias escola do Acesso. Espero que cada vez mais colegas possam ter essa experiência”, conclui.

Outros carnavalescos já tomaram o mesmo caminho. Considerado artista revelação da década, Paulo Barros também estará no desfile de sábado. Ele assina, ao lado de Wagner Gonçalves, seu segundo desfile na escola Renascer de Jacarepaguá. A agremiação, que este ano foi vice-campeã e não chegou ao Especial por apenas sete décimos, terá como enredo ‘Aquaticópolis’, um novo olhar sobre o espelho d’água.