Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Beija-Flor abre a temporada de ensaios técnicos na Sapucaí



Escolas do Acesso também vão poder usar o Sambódromo. Renascer será a primeira, no dia 20



Rio - Foi dada a largada para o Carnaval 2009. Quando a Beija-Flor pisar na Sapucaí nesta sexta-feira, às 20h, a temporada de ensaios técnicos estará aberta oficialmente. Nos barracões, carnavalescos e diretores de carnaval finalizam as estratégias que vão usar nos treinos. Desta vez, o Grupo Especial terá a companhia das 10 agremiações da Lesga (Liga das Escolas do Grupo de Acesso), que poderão realizar um ensaio cada uma. O público terá acesso a todos os setores da Passarela sem pagar nada. No domingo será a vez do Império Serrano se apresentar, às 20h, e depois a Mangueira, às 22h.

Segundo o Diretor de Carnaval da Liesa, Elmo José dos Santos, uma grande estrutura foi montada para receber os foliões. Além das ambulâncias, o Sambódromo terá dois postos montados pela secretaria municipal de Saúde. Um novo acesso para as arquibancadas dos setores 1 e 3 foi aberto pela rua Benedito Hipólito, próximo do Terreirão do Samba. A segurança também foi reforçada com a instalação de um circuito interno de TV, que vai monitorar as entradas da Marquês.

"A PM nos prometeu também que colocará policiais montados no entorno. As arquibancadas contam com homens com rádios para acionar o nosso controle em qualquer emergência. Nossa expectativa é receber 50 mil pessoas por ensaio", completa Elmo. O dirigente ressalta que o Pagode da Marquês, que acontece sempre aos domingos no Setor 3 depois da passagem da última escola, não acontecerá nessa primeira semana. "Até o Carnaval, vamos ter Alcione, Jorge Aragão, Dudu Nobre e várias outras atrações", avisa.

Viradouro terá apenas um ensaio

Com exceção da Viradouro, que só ensaiará uma vez, no dia 25 de janeiro, todas as escolas do Especial terão três datas para treinar. Na Mangueira, que se apresenta no domingo, às 22h, as novidades são muitas. Para dar um diferencial aos microfones da verde-e-rosa, o diretor musical da verde-e-rosa, Josimar Monteiro, resolveu convocar três pastoras da Velha Guarda Show - Sapoti, Zenith Tijolo e Soninha da Pedra - para fazerem o contracanto ao lado do intérprete Luizito. Zenith e Soninha são filhas do compositor e baluarte Geraldo da Pedra, já falecido.

Mulheres no microfone

"Quem dá a largada no desfile é o carro de som. Por isso, o trabalho de parceria entre o intérprete principal, os auxiliares e os músicos é fundamental. A voz feminina deixa o samba mais bonito", avalia Josimar. Aos 71, Zenith celebra nova função: "A idade já não ajuda muito, mas a euforia acaba fazendo com que a gente se anime. É uma oportunidade única ajudar o Luizito com o samba-enredo".

Alexandre Brum / Agência O Dia

O intérprete assina embaixo: "Cantar com mulheres deixa o samba bem mais bonito", diz Luizito. O carro de som contará ainda com a presença de Jamelão Neto, que desde o falecimento do avô, em junho, vem ensaiando como um dos puxadores auxiliares. As baianas prepararam um figurino especial: vão ensaiar com abadás e turbantes brancos para simbolizar a paz.

Passistas vão fazer a diferença no Império Serrano, primeira escola a ensaiar no domingo. Após desfilar sem a tradicional ala em 2008, a verde-e-branco formou um novo grupo de 50 pessoas entre homens e mulheres depois de um concurso. O samba, que é uma reedição do carnaval de 1976: "A lenda das sereias e os mistérios do mar", deverá levantar as arquibancadas.

Se depender de Mestre Ciça, o público vai se surpreender com a Viradouro, por conta do enredo sobre a Bahia, levará atabaques para a Sapucaí. "Serão 20 instrumentos que vão reproduzir o som da Bahia. Eles vão segurar o samba na hora do refrão", revela. A porta-bandeira da bicampeã Beija-Flor, Selmynha Sorrizo, que completará 21 anos de Avenida em 2009, admite que o frio na barriga ainda existe.

"Esse ensaio não vale nota, mas tratamos com responsabilidade. É uma brincadeira séria". Quem for à Sapucaí terá a oportunidade de ver o retorno de Luma de Oliveira, que é aguardada no primeiro ensaio da Portela, marcado para o dia 20 de dezembro. Paola Oliveira, da Grande Rio, também promete brilhar em sua estréia à frente dos ritmistas, no dia 21 deste mês.

Porto da Pedra vai brincar com o funk

Foto: Divulgação

Na Porto da Pedra, a surpresa está no esquenta da bateria. Segundo Thiago Diogo, o comandante dos ritmistas, a escola vai homenagear a rainha de bateria Valesca com funk. "Demos uma nova cara à bateria porque queremos brigar pelas notas máximas. No desfile, fazer a parada funk é arriscado, mas como o ensaio é uma grande festa decidimos fazer para saudar a nossa rainha que é funkeira", explica.

A Grande Rio promete levar tripés e componentes usando adereços na mão e na cabeça. "O público merece uma grande show. Os artistas que desfilam na escola também vão marcar presença", avisa o carnavalesco Caê Rodrigues.

Acesso quer dar show

Para terem o direito de ensaiar, as escolas do Grupo de Acesso tiveram que aceitar a condição imposta pela Liesa de desfilar com o mínimo de mil componentes. A primeira a riscar a pista será a Renascer de Jacarepaguá, no dia 20 de dezembro. Para o diretor de harmonia da escola, Luis Carlos, a tarefa será cumprida sem preocupações. "Estamos ensaiando há dois meses. Vamos levar entre 2.000 e 2.300 pessoas e mostrar nossa força. Queremos brigar pelo título", avalia. A rainha de bateria Nívea Stelmann também estará presente.