Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Rio já respira samba de olho na folia



Não são só os ensaios técnicos que avisam que o Carnaval está aí. Academias de dança lotam turmas, e shows se alastram


Rio - Carnaval, mesmo, só em fevereiro, mas os tamborins já começaram a esquentar, com os desfiles de blocos, ensaios de escolas de samba e a programação da Lapa, que começa a abrir as rodas de samba de raiz para passistas, ritmistas e mestres de bateria. Para quem já tem samba no pé, é só conferir a programação dos ensaios e cair na folia. Já para os ‘passistas de fim de semana’, que não querem fazer feio no Carnaval, academias de dança já estão ensinando a sambar igual — ou pelo menos parecido — às mulatas.

BEIJA-FLOR ABRE TEMPORADA EM GRANDE ESTILO

Para os que não quiserem contratar um professor particular ou entrar para academia lotada, a boa é conferir as passistas em ensaios na quadra das escolas, no Sambódromo ou na rua, como vai fazer a Viradouro. A Vermelha-e-Branca de Niterói abre sua temporada de desfiles ao ar livre amanhã, na Rua Francisco Portela, no Paraíso, em São Gonçalo. Depois, os ensaios passam para a Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. Não por acaso, a Viradouro só fará um ensaio na Sapucaí.

Sheila e Chocolate (D) abriram turmas até na hora do almoço, tudo para atender à crescente demanda de ‘passistas’. Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia

E foi para não fazer feio nos ensaios das escolas que a estudante Luciana Fragoso, 23 anos, se inscreveu em uma das primeiras turmas do estúdio de dança do coreógrafo Marcello Moragas, no Centro. “Sei sambar direitinho, mas é sempre bom aprender mais um pouco com um professor. Os freqüentadores de ensaios estão com um gingado cada vez melhor. Eu não quero fazer feio!”, admitiu. Até o Carnaval, a partir do dia 21, a tendência é não sobrar mais vaga nas academias de dança.

Dançarinos e professores de samba, Sheila Aquino e Marcelo Chocolate já começaram a maratona dos aulões e instruções particulares. “Ninguém quer ficar de fora do Carnaval, por isso abrimos vagas para todos os níveis. As turmas ficam tão cheias que estamos criando grupos na hora do almoço para ensinar a quem não pode à noite. Quanto mais perto do Carnaval, maior a procura”, disse Sheila, que tem entre suas alunas três turistas que já estão no Rio para a folia.

Passistas no Império

No primeiro fim de semana da temporada de ensaios técnicos Império Serrano e Mangueira prometem dar uma palhinha do que mostrarão na Avenida em fevereiro. A Verde-e-Branca de Madureira adianta amanhã sua novidade para o Carnaval deste ano.

Depois de dois anos sem a tradicional Ala de Passistas, a agremiação vai levar para o ensaio de amanhã seus 70 novos componentes escolhidos através de concurso. E, entre as mulatas, está uma passista surda-muda, com um dos sambas no pé mais bonitos da escola.

Confira as dicas:

ENSAIO TÉCNICO
O Império Serrano entra na Sapucaí amanhã às 20h, seguido da Mangueira, às 22h. O ensaio será aberto ao público, que terá acesso a todos os setores da Passarela sem pagar nada.

VIRADOURO NA RUA
A Vermelha-e-Branca de Niterói inicia sua temporada de ensaios amanhã, a partir das 17h, na Rua Francisco Portela, no bairro Paraíso, em São Gonçalo.

BLOCOS DE RUA
O tradicional ‘Escravos da Mauá’ se apresenta hoje, às 21h, em frente à Fortaleza da Conceição, na Praça Mauá. Já o bloco ‘Mulheres de Chico’ agita no Teatro Odisséia, na Rua Mem de Sá 66, no Centro, às 21h.

ACADEMIAS DE DANÇA
As aulas de samba no pé são no espaço Dois em Cena, com Sheila Aquino e Marcelo Chocolate, às sextas, às 18h, no Cosme Velho. Contatos através dos telefones 2245-6861 e 8148-5839. No Centro, as aulas acontecem no Stúdio Marcello Moragas, que está com novas turmas. Telefone 2203-0622/2223-0177.