Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Cordão da Bola Preta comemora 90 anos com desfile pela Avenida Rio Branco



O Cordão da Bola Preta, o quartel general do carnaval carioca, completará 90 anos de fundação no dia 31 de dezembro. O aniversário será comemorado no desfile de pré-Réveillon, nesta terça-feira, às 19h, na Avenida Rio Branco, saindo da Praça Mauá em direção à Cinelândia.

A banda-show interpretará marchinhas de carnaval e sambas-enredos, mantendo a tradição de resgatar e revitalizar as grandes festas de despedida de fim de ano no Centro da cidade com muita alegria.

Foto: Isabela Kassow / Agência O Dia

História

No ano de 1917, um grupo de associados se desligou do Clube dos Democráticos passando a se encontrar no Bar Nacional (atual Edifício Avenida Central) e entre chopes e conversas de aventuras carnavalescas, resolveu fundar um "Cordão". Enquanto o cordão não acontecia, o grupo formado por Gomes de Oliveira, "o Caveirinha", Francisco Brício, João Torres, Eugênio Ferreira, Joel de Oliveira Roxo, Jair de Oliveira Roxo, Arquimedes Guimarães, denominava-se, ironicamente, de "Só se bebe água" - única bebida que não ingeriam ao se reunirem.

O nome foi trocado logo depois por "Cordão da Bola Preta", em homenagem a uma "mulher bonita com um vestido colante branco de bolas pretas" que passou pela calçada do Bar Nacional, parou, sentou à mesa e fez parte do grupo. Surgiu assim, em 31 de dezembro de 1918, o Cordão da Bola Preta.

Desde 1941, o desfile o Cordão da Bola Preta, "abre" o carnaval com sua alegria contagiante, às 10h do sábado de carnaval, tremulando o estandarte branco com uma bola preta dentro de um desenho em forma de ogiva.

Serviço:
Desfile na Avenida Rio Branco. Terça-feira (30/12) às 19h. Concentração: Praça Mauá às 18h. Chegada: Cinelândia às 21h.