Obrigado por visitar o meu blog do carnaval de 2011

Blog Archive

Atenção senhores compositores: envie o seu CD para Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio, através do www.marcosmanso2.blogspot.com ou telefone 21 - 37600252
Marcos Manso "Marquinho" Jornalista, Presidente da Associação de Imprensa - AIB Redator-chefe do Jornal Tribuna do Grande Rio Editor da Revista Samba & Turismo Editor do Jornal Folha da Baixada Diretor da Rádio Orkut Tribuna do Grande Rio

Fale comigo!

Mangueira escolhe samba feito por compositores de São Paulo

Rio - A trilha sonora para a homenagem que a Mangueira fará a Nelson Cavaquinho na Sapucaí em 2011 foi escolhida na madrugada deste sábado. Numa final bastante disputada, que só terminou por volta das 5h de domingo, venceu o samba assinado pelos compositores Alemão do Cavaco, Rifai, Baiano, Xavier, Pê, Cesinha Maluco e Ailton Nunes. Campeoníssimo em escolas de São Paulo, onde já faturou nove vezes - oito na Gaviões da Fiel e uma na X-9 Paulistana -, Alemão de Cavaco, 36 anos, não escondeu as lágrimas após o anúncio do resultado.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira Raphael e Marcella Alves | Foto: Ricardo Almeida / Tradição do Samba

"Participar da disputa na Mangueira concorrendo com medalhões como Tantinho e Hélio Turco foi uma grade honra. Vencer é melhor ainda e a realização de um sonho. Já venci algumas vezes em São Paulo, mas minha prioridade sempre foi o Rio. Agora que as portas se abriram não saio mais daqui", revelou o compositor. Para chegar até a final, a parceria gastou cerca de R$ 20 mil.

>> FOTOGALERIA: A final da escolha de samba na Mangueira

Para o presidente Ivo Meirelles, o samba campeão conquistou a diretoria e os segmentos desde a primeira audição. "Este samba é a reencarnação do Nelson Cavaquinho. É uma obra em toda primeira pessoa. Esses compositores entenderam perfeitamente a ideia e nós não nem tínhamos pedido isso. Esse samba vai trazer o Nelson de volta. Quando eu ouvi pela primeira vez eu me apaixonei. Era um samba de pouca torcida e por isso eu me apaixonei. Ele sobrevivia a cada eliminatória. Foi uma verdadeiro presente para a Mangueira", explicou. O enredo da agremiação está sendo desenvolvido pelos carnavalescos Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves.

O compositor Alemão do Cavaco foi às lágrimas com o resultado Foto: Ricardo Almeida / Tradição do Samba

Mangueira e São Paulo: união perfeita

Na quadra, a composição que se sagrou vitoriosa foi a primeira a se apresentar. Sem tanta torcida, o samba não fez uma apresentação empolgante. Por causa disso, depois da apoteótica passagem do terceiro e último finalista (assinado por Hélio Turco e Fernando de Lima), a disputa ainda parecia aberta. Com uma letra curta e uma melodia belíssima, a obra de Hélio Turco encantou o público e emociou muita gente. Autor de 17 sambas na verde e rosa, o veteraníssimo compositor não escondeu a tristeza depois do resultado. "Já que não foi agora, não será nunca mais", lamentou Hélio.

Doze anos depois de escolher um samba feito por compositores paulistas, a diretoria voltou a repetir o feito. Famoso em São Paulo, Alemão do Cavaco trouxe mais dois parceiros e conterrâneos para disputar na verde e rosa. Tomada a decisão de participar da disputa, convidaram mangueirenses de raiz como Ailton (ex-diretor de bateria da época de Alcir Explosão) e Cesinha Maluco, que trabalha como porteiro na quadra. "Mangueira é nação, é comunidade. É uma coisa divina o que está acontecendo. Estou na escola de 1972 e nunca tinha vencido uma disputa. É um sonho", festejou Cesinha.

Time de intérpretes da Mangueira | Foto: Ricardo Almeida / Tradição do Samba

Depois do resultado, os integrantes da bateria foram ao delírio mostrando que a escolha da presidência foi aceita pela maioria. "Acho que a diferença do nosso samba foi que ele resgatava uma linha de sambas que a Mangueira sempre gostou. Conseguimos fazer uma homenagem ao Nelson Cavaquinho sem deixar de preservar a tradição de samba-enredo da Mangueira", avaliou o campeão Alemão do Cavaco. Durante a noite, a rainha de bateria Renata Santos recebeu a faixa novamente e seguirá à frente dos ritmistas por mais um ano.

Confira a letra do samba:

Quis o criador me abençoar
Fazer de mim um menestrel
Traço o meu passo no compasso
Dos surdos de primeira
Sou Mangueira!
Trilhei ruas e vielas
Morro de alegria e emoção
Clareando a poesia, respirando harmonia
Me entreguei à boemia
No Buraco Quente, Olaria e Chalé
Com meus parceiros de fé

Traz um violão pro Zicartola e Opinião
Me encontei com seus talentos
Aflora no poeta uma paixão

Passei 'aquela dor' venceu espinhos
Amor perfeito em nosso ninho
Que foi desfeito ao luar
Prazer...Me chamam Nelson Cavaquinho
Tatuei em meu caminho
Acordes e notas musicais
Sonhei que folhas secas cobriam meu chão
Pra delírio dessa multidão
Impossível não se emocionar
Chorei...ao voltar para minha raiz
Ao teu lado eu sou mais feliz
Pra sempre vou te amar

Mangueira é nação, é comunidade
Minha festa, teu samba, ninguém vai calar
Sou teu filho fiel, Estação Primeira
Por tua bandeira eu hei de lutar